Tragédia

Criança de 4 anos é encontrada morta dentro de van escolar

Segundo investigações, condutora esqueceu o menor no veículo

Caso aconteceu na cidade de Mooca, Zona Leste de São Paulo
Caso aconteceu na cidade de Mooca, Zona Leste de São Paulo |  Foto: Reprodução

Uma criança de apenas 4 anos foi encontrada morta dentro de uma van escolar na cidade de Mooca, Zona Leste de São Paulo, nesta segunda-feira (18).

O trágico incidente ocorreu por volta das 16h, na Rua Barra do Turvo, após a condutadora esquecer o menor dentro do veículo. 

A Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrência após a condutora da van, responsável pelo transporte da criança, relatar o desaparecimento do menor.

Leia +: Menino de 2 anos morre após ser esquecido em van escolar

Leia +: Presos donos da van escolar que criança morreu após ser esquecida

Em depoimento à polícia, ela disse que havia deixado a criança no Centro de Educação Infantil (Cei) Brás/Mooca mais cedo, porém, ao retornar ao local para buscar a criança, não a encontrou. Iniciou-se, então, uma busca desesperada, que terminou com a descoberta trágica quando a porta da van foi aberta.

A Prefeitura informou que a van, em questão, realiza trabalho privado e não está vinculada ao serviço de Transporte Escolar Gratuito (TEG). Em resposta ao incidente, será instaurado um procedimento administrativo para investigar a conduta dos responsáveis pela van. O caso será registrado no 8º Distrito Policial.

Outro caso

Este episódio ocorre pouco mais de um mês após um incidente semelhante na Vila Maria, Zona Norte de São Paulo, onde uma criança de dois anos foi esquecida dentro de uma van escolar, vindo a falecer no Hospital Municipal Vereador José Storopolli.

Em comunicado, a Prefeitura de São Paulo expressou profundo pesar pela tragédia e informou que a Diretoria Regional de Educação (DRE) está acompanhando o caso. O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), composto por psicólogos e psicopedagogos, foi acionado para prestar apoio à família enlutada.

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) esclareceu que a van escolar em questão realiza transporte privado e não está vinculada ao TEG. O DTP iniciará um processo administrativo para cassação do cadastro municipal de condutores escolares e da licença da van escolar, acompanhando de perto a investigação policial.

A van envolvida, fabricada em 2015, passou por vistoria em março de 2023 e estava regular. A licença para o transporte escolar é válida até 8 de fevereiro de 2024, e a documentação da motorista está em conformidade.

A DRE reiterou sua disposição para colaborar com as autoridades competentes na investigação, comprometendo-se a prestar todo o apoio necessário aos familiares da vítima. 

< Ludmilla revive eras em turnê por 10 anos de carreira; veja trailer Muito além de enfeites: conheça a visão holística do natal <